O salão comunitário do Distrito de Sede Alvorada, em Cascavel, será o primeiro espaço a receber as audiências públicas do Participa Cascavel em 2024. A audiência está marcada para as 18h30 da próxima terça-feira, dia 5 de março.
Na tarde desta quinta-feira (29), a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que coordena as audiências públicas, reuniu líderes comunitários representantes das associações de moradores para os últimos alinhamentos para os encontros que acontecerão nos próximos meses.
A secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl, destaca que as audiências têm como objetivo ouvir a população que poderá debater, opinar e sugerir prioridades na aplicação dos recursos públicos. As prioridades aprovadas pela população serão lançadas na Lei Orçamentária do Município (LOM) e se transformarão em ações e programas de governo.
“Essa reunião com as associações de moradores, representadas por suas diretorias, teve como objetivo fazer com que esses representantes da sociedade, representantes do cidadão, trouxessem suas demandas e também entendessem e tivessem a compreensão de como se realizam as audiências e a importância também da participação popular na construção do orçamento público”, destaca a secretária.
As audiências democratizam a gestão e, ao mesmo tempo, levam cidadania ao mostrar à população como é realizada a gestão pública e as formas que o cidadão pode apresentar suas demandas.
Quem não puder participar pessoalmente, também poderá opinar de maneira online. Para participar do processo democrático participativo, basta acessar o link www.participacascavel.com.br, a partir do dia 5 de março