Para muitas pessoas, as dívidas no cartão de crédito parecem não ter fim. Os juros e taxas que na hora da compra parecem tentadores passam a ser uma baita dor de cabeça, mas para quem é cuidadoso e não usa o rotativo que é o pagamento mínimo, os juros e mais juros ficam bem longe da fatura.
Já para quem tem dívidas, isso muda a partir deste mês com a portabilidade do saldo devedor de cartão de crédito que possibilita que o dono do cartão possa escolher outra operadora com melhores opções de juros e taxas para pagar o que deve.
A medida faz parte da resolução do Conselho Monetário Nacional que foi aprovada no fim do ano passado.
Com a determinação, as faturas do cartão de crédito passam a ter alterações. Agora, o valor total da fatura deve estar bem visível, com destaque ainda para o limite total do crédito e a data de vencimento.
Entre outras mudanças, além do custo Efetivo Total das operações, estão ainda as opções de pagamento que devem aparecer e conter o valor mínimo, bem como os encargos e as taxas de juros ao mês e ao ano.
A partir de agora, as instituições devem ainda enviar a data de pagamento da fatura dois dias antes do vencimento, isso deve ser feito por e-mail ou mensagem.
Confira mais detalhes no vídeo:
JC