A fim de tirar dúvidas e orientar assessores, partidos políticos e prováveis candidatos é que a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) promoveu uma palestra sobre as normas e regras eleitorais de 2024.
O tema é importante e delicado para quem pretende disputar as eleições. A cota de gênero para partidos e federações, mínimo de 30% de candidatas mulheres, precisa ser cumprida rigorosamente para evitar cassações futuras.
As eleições municipais serão norteadas por novas regras, que também incluem a regulamentação do uso de Inteligência Artificial. É outro ponto de atenção máxima dos candidatos.
Na opinião de um advogado especialista em direito eleitoral, a sociedade ainda não está preparada para lidar com essa novidade nas eleições, nem os candidatos, mas a Justiça Eleitoral está pronta para fiscalizar o uso dessa ferramenta.
Propaganda Eleitoral também foi um assunto debatido, com alerta ao período de pré-campanha. Não pode pedir voto, por exemplo, antes do dia 15 de agosto. O advogado reforça que as campanhas estão cada vez mais mais profissionais. Os eleitores também precisam conhecer um pouco das regras eleitorais.
Confira mais detalhes no vídeo:
JC