A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) está mobilizando todos os municípios do estado para o “Dia D” de combate à dengue neste sábado (2). Nesse ínterim, a ideia é realizar ações de eliminação de focos do mosquito da dengue, o aedes aegypti. O “Dia D” também prevê uma forte campanha de conscientização junto à população.
Estimativas apontam que, de cada quatro focos do mosquito, três podem ser eliminados pela própria população. Por isto, o secretário estadual de saúde, Beto Preto, convocou todos os paranaenses para que olhem os seus quintais, o terreno baldio ao lado de casa, a praça pública, a rua e todos os locais onde possa haver água parada, local onde o mosquito se cria.
“Temos que erradicar o mosquito ou diminuir sua presença. E assim diminuir casos de dengue nas próximas semanas”, apelou o secretário, sobr o Dia D. Existe a previsão de que o pico da doença ocorra entre o fim de março e começo de abril.
No último boletim epidemiológico da Sesa, divulgado terça-feira (27), o Paraná registrou 12.600 novos casos e oito mortes por dengue. E desde o início do período epidemiológico, que começou em julho do ano passado, o Paraná já confirmou 58 mil casos e 23 mortes por dengue. Quase metade disso ocorreu nos dois primeiros meses de 2024.