No próximo sábado (27) inicia a caminhada do FC Cascavel na Série D do Campeonato Brasileiro. Será a quinta participação do Aurinegro na competição nacional e pela primeira vez o time vai estrear longe da torcida. A equipe cascavelense vai encarar o Avenida, em Santa Cruz do Sul-RS, na abertura da Série D pelo grupo A8. O jogo está marcado para às 15h30 e vai acontecer no Estádio dos Eucaliptos.
O time gaúcho venceu o Novo Hamburgo por 5 a 1 no último sábado (20) em seu último amistoso antes da estreia diante do FC Cascavel. A vitória precisa ser levada em consideração, já que foi contra o Novo Hamburgo, outro time do Rio Grande do Sul que está no grupo A8. Bruno Camilo, Branquinho (duas vezes), Alan Cardoso e Kevlin anotaram os gols do Avenida. Santiago marcou para o Novo Hamburgo.
Mesmo assim a Série D é a grande chance de o Avenida demostrar para o torcedor que pode jogar em alto nível, já que no Gaúchão 2024 o Periquito por muito pouco não foi rebaixado para a segundona do Estadual. Foi justamente contra o Novo Hamburgo que o Avenida brigou diretamente contra o rebaixamento.
Com apenas 27,27% de aproveitamento no Campeonato Gaúcho, o Avenida só escapou porque levou vantagem sobre o Noia, como também é conhecido o Novo Hamburgo, nos critérios de desempate. E foi no saldo de gols. As duas equipes terminaram o campeonato com nove pontos. Só que em 11 jogos, o Avenida teve duas vitórias, três empates e seis derrotas, com saldo de -5. O Novo Hamburgo fez uma campanha com 11 jogos, duas vitórias, três empates e seis derrotas (exatamente a mesma do Avenida), mas com saldo de -9, por isso foi rebaixado, tendo os mesmos 27,27% de aproveitamento.
Com o fim do Campeonato Gaúcho o Avenida iniciou um processo de fortalecimento do grupo e com nove contratações espera ter um desempenho bem diferente do primeiro trimestre. Chegaram o goleiro Rafael Pin, o volante Elias Telles, os zagueiros Darlan Lopes, Kevlin Silva e Bruno Jesus, os atacantes Flávio Torres, Branquinho Rodrigues e Tony Júnior e o próprio técnico William Campos.
Treinador da nova geração, Willian Campos foi escolhido o melhor técnico do Campeonato Gaúcho 2024 pela Federação Gaúcha. Com uma grande campanha pelo Guarany de Bagé, Campos, 36 anos, chegou às quartas de final do Estadual e garantiu vaga na Série D de 2025 para o Guarany. Antes ele teve uma trajetória vencedora no Santa Cruz, que também é de Santa Cruz do Sul-RS e neste ano voltou para a segundona, e possui passagens pelo São Luiz e Pelotas.
O Esporte Clube Avenida só vai disputar a quarta divisão de 2024 porque o Caxias conquistou no ano passado o acesso para a Série C e abriu uma vaga para o Rio Grande do Sul na Série D deste ano. Essa será a segunda vez que o Avenida jogará a Série D. Em 2019, o Periquito chegou até a segunda fase da competição, com uma campanha de três vitórias, três empates e duas derrotas.
O Avenida, também conhecido como Nida, foi fundado em 6 de janeiro de 1944, por um grupo de atletas excedentes do Futebol Clube Santa Cruz, que decidiram fundar outro clube. O clube teve como primeiro presidente Arno Evaldo Koppe. No dia 8 de junho de 1950, o clube inaugurou o Estádio dos Eucaliptos, palco da estreia do FC Cascavel, em partida contra o Grêmio. Na oportunidade a vitória foi dos visitantes pelo placar de 13 x 2. Na década de 1960 um fato, no mínimo, curioso: o Avenida teve um padre como jogador, tratava-se de Orlando Francisco Pretto, que atendia o bairro Várzea.
Foi somente no ano de 2000 que o Avenida chegou a Série A do Campeonato Gaúcho. Até chegou a disputar as oitavas de final de 1999 contra o Grêmio, mas porque tinha sido campeão da Série B, o que o credenciou a jogar os playoffs diante do tricolor, mas não chegou ser considerada uma participação efetiva na primeira divisão. De lá para cá foram muitas idas e vindas entre as duas divisões do gaúchão. A melhor participação do clube no Estadual foi em 2018, quando terminou em quarto e conquistou vaga para a Série D de 2019. Em 2019 acabou rebaixado para o Gaúchão A2 e só voltou no ano passado, em 2023.
O Grupo A8, onde o FC Cascavel e o Avenida estão inseridos, também conta com Barra, Brasil de Pelotas, Cianorte, Concórdia, Hercílio Luz e Novo Hamburgo. O regulamento da Série D 2024 segue o mesmo formato do ano anterior, com 64 clubes divididos em oito grupos regionais de oito times cada. Na primeira fase, serão 14 rodadas, com as equipes se enfrentando em jogos de ida e volta dentro do grupo. Os quatro melhores de cada chave avançam para o mata-mata.
Redação Catve.com