Quem cria animais de produção de qualquer espécie precisa ficar atento, pois a campanha obrigatória para atualização dos rebanhos do Paraná de 2024 está quase terminando.
Os dados da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) mostram que o estado conta com 155 mil propriedades rurais, 191 mil explorações pecuárias, aproximadamente 8 milhões e 600 mil bovinos, 7 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos - cavalos, burros, mulas, além de outros animais. O controle é feito com as explorações pecuárias.
Uma vez ao ano os criadores de animais precisam fazer a atualização dos rebanhos que é obrigatória. A campanha começou em maio.
De acordo com a responsável pela regional da Adapar em Cascavel, Odete Medeiros, 70% das explorações pecuárias já estão atualizadas no estado, e na região Oeste são 68%.
Quem não faz a atualização fica impedido de obter a GTA (Guia de Trânsito Animal), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.
A atualização pode ser feita nas unidades da Adapar, pela internet, por meio de aplicativo no celular, nos escritórios de atendimento nos municípios e nos sindicatos rurais.